B Informática – Desenvolvimento de Sites para Empresas
Voltar à página anterior

O que é o Domínio?

Um termo muito usado, mas afinal o que é um domínio? É um endereço único para uma página na internet.
Normalmente consiste no nome da página e uma extensão de domínio (nome . pt).
Na escolha do nome para o domínio convém ser de fácil memorização pois irá fortalecer sua marca e ajudar seu público a encontrar o seu website. Para que seja de fácil memorização, quanto mais curto melhor, não só para ser simples de decorar como de digitar. No entanto deverá também ser idêntico ao nome de sua empresa, pois mesmo que o nome da sua empresa não aparente relação direta com os produtos ou serviços que disponibiliza aos seus clientes, esse trabalho de relação em pesquisas na internet caberá ao SEO.

O que é o Domínio

Exemplo prático: o que é o Domínio?

Segue abaixo um exemplo prático do normalmente chamado de URL (uniform resource locator-localizador uniforme de recursos) o qual consiste num padrão composto por protocolosubdomíniodomínio e caminho, este último quando não mencionado, direciona o utilizador para a raiz ou página inicial.

Protocolo

De uma forma simples o protocolo mostra ao utilizador de tem um certificado conhecido como SSL (secure sockets layer – camada de soquete seguro) e que tem com função encriptar o tráfego de dados entre o servidor web e o navegador, criando um ambiente mais seguro para os seus utilizadores.
É evidenciado pelos principais navegadores de internet como https:// indicando um ícone de cadeado fechado e com o acréscimo do s como sendo “seguros” e ou genuínos. 

Caso contrário no seu navegador aparecerá um aviso a vermelho, ícone de triangulo com ponto exclamação e apenas o http://, alguns navegadores obrigam ao utilizador confirmar se realmente pretendem continuar para esse endereço, como forma de garantir que ao continuar, estamos conscientes da falta de segurança e potencialmente falsificado ou mal intencionado.

 

Subdomínio

O que fica à esquerda do nome de domínio, após do já acima identificado como protocolo, é o subdomínio. Neste exemplo ele é www. tem a particularidade de ser como que um padrão de página inicial, pelo que caso não coloque o www. continuará a ser direcionado para a página inicial (exemplo: binformatica.pt).

Mas poderia ser outra coisa qualquer, o que nesse caso poderá precisar sempre de ser digitado (exemplo: qualquercoisa.binformatica.pt).

 

Domínio

No exemplo da imagem acima o nome do domínio é binformatica com a extenção do domínio .pt, essa extenção é normalmente chamada de TLD (top level domain – domínio de primeiro nível) mas no caso do exemplo acima é um ccTLD (country code top level domain – código de país de domínio de primeiro nível). Já binformatica é normalmente chamado de (second level domain – domínio de segundo nível), o conjunto vai criar um endereço único. 

Além desses existem outros como o gTLD (generic top level domain – domínio de topo genérico) os quais não dependendo de códigos de países, fora criados para uso específicos. Podem ser identificados como, .edu para instituições educativas, o .gov para governo, o .org para organizações ou instituições sem fins lucrativos ou o .com para propósitos comerciais, etc.

Como verificar a disponibilidade do Domínio?

No formulário abaixo para testar a disponibilidade do nome de domínio. Coloque apenas o nome pretendido e será efetuado uma pesquisa com as extensões .pt .net .com .org .eu

Dicas para escolher um domínio disponível

 

 

Tornando seu domínio único

Para que seu domínio seja único e memorável, evite usar hífenes, números ou abreviações desnecessárias. Além disso, opte por palavras fáceis de lembrar e que façam sentido para o público-alvo

 

Escolhendo a extensão de domínio correta

As extensões de domínio, como .eu, .com, .org e .net, podem influenciar a percepção dos visitantes sobre seu site. Por isso, escolha a extensão adequada ao tipo de conteúdo e público-alvo.

 

Domínios nacionais vs internacionais

Se o objetivo do seu site é atingir um público específico de um país, considere utilizar uma extensão de domínio nacional, como .pt para Portugal. Isso pode ajudar a transmitir maior credibilidade e relevância para o público local.

Considerações Finais

Considerações finais

Agora que tem uma breve explicação do que é o domínio, já pode decidir qual o nome certo que se enquadra no seu negócio.
B Informática não comercializa domínios nem alojamentos mas podemos aconselhar o melhor para o seu projeto e tratar por si nos procedimentos envolventes diretamente com o fornecedor. 

Partilhar este artigo
DMARC – Como Funciona
Marketing
Ajuda?