Uma antevisão do Windows 11

Windows 11 Widgets

A versão antecipada do Windows 11 já está há algum tempo disponível para utilizadores através do Windows Insider Program. E entre todas as novidades, as que sobressaem à vista, são os Widgets e novos atalhos.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Widgets e novos atalhos

Apesar de manter alguns atalhos do Windows 10, o novo sistema operativo trouxe algumas alterações que deixam as tarefas mais produtivas.

E entre todas as novidades, as que sobressaem à vista, são os Widgets e novos atalhos do Windows 11.

Irá permitir verificar informações sobre o tempo, ler notícias e até consultar o calendário pessoal do utilizador.

Microsoft criou um atalho para aceder rapidamente ao recurso. Basta que o utilizador pressione as teclas Windows + W para abrir o painel de Widgets, eliminando a necessidade de clicar na opção na barra de ferramentas.

Snap Layout Windows11

Para utilizadores multitarefas, o Windows 11 possui o recurso Snap Groups que possibilita ajustar as janelas com diferentes layouts de exibição. Essa opção pode ser acedida ao passar o rato ou a caneta em cima do botão de maximizar.

 

Entretanto, ao pressionar a tecla Windows + Z após clicar na barra de título, será visível todas as opções disponíveis do Snap Groups. Um truque simples que dá mais flexibilidade para organizar o ambiente de trabalho.

Snap Layout Windows11

No Windows 10, os utilizadores costumam usar a tecla Windows + A para abrir o painel de Gestão de Notificações. No entanto, o Windows 11 separou as duas áreas e as rebatizou como Central de Notificação e Configurações Rápidas.

 

Dessa forma, agora é usado a tecla Windows + N para abrir a janela de notificações do sistema e calendário. Oferecendo uma experiência mais limpa, a opção surge como uma barra que flutua em cima dos outros programas que estão abertos.

 

Ainda pode repetir o antigo atalho do Windows 10 com tecla Windows + A para aceder a Configurações Rápidas. Assim, a janela flutuante mostra os controles de volume, brilho da ecrã, opções de redes e outros recursos.

Requisitos mínimos de sistema do Windows 11

A Microsoft irá continuar a oferecer atualizações e suporte ao Windows 10 até 14 de outubro de 2025.

A atualização estará disponível sem custos para computadores compatíveis, e os pré-requisitos para receber o Windows 11 são os seguintes:

  • 1 gigahertz (GHz) ou superior com 2 ou mais núcleos num processador compatível de 64 bits ou SoC (Sistema num Chip)
  • 64 GB de armazenamento interno ou superior
  • 4 GB de RAM
  • UEFI com suporte para Arranque Seguro. Consulte esta ligação para obter informações sobre como configurar o seu PC para cumprir este requisito.
  • TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0. Consulte esta ligação para obter instruções sobre como configurar o seu PC para cumprir este requisito.
  • Compatível com DirectX 12 ou posterior com controlador WDDM 2.0
  • Ecrã de alta definição (720p) com mais de 9” (diagonal), 8 bits por canal de cor.

Quanto ao valor do novo sistema operacional vendido separadamente, a Microsoft ainda não fez nenhuma divulgação.
E a data de lançamento do Windows 11 também continua incerta.
A expectativa é que o SO seja lançado já em outubro para novos computadores, enquanto que a atualização do Windows 10 seria distribuída no início de 2022, apesar que no site da empresa mencionar que será já início de outubro deste ano.

Verificar Compatibilidade

Verificar a compatibilidade

Utilize a aplicação oficial Microsoft de Verificação do Estado de Funcionamento do seu equipamento para determinar se pode executar o Windows 11.

Poderá descarregar e executar a aplicação acima para confirmação se o seu PC pode ou não receber o novo sistema operativo.
Video abaixo mostra a instalação e execução. Neste caso deu aprovado.

Microsoft lança campanha publicitária internacional

No início deste mês a Microsoft lançou campanha publicitária para aumentar o entusiasmo em torno do Windows 11. A campanha é centrada no anúncio de 60 segundos que poderá assistir abaixo.

Com a música do novo single “All Starts Now” de Odessa com Tim Myers, o anúncio segue seu herói enquanto ela explora o novo Windows visualmente deslumbrante, passando por aplicativos na nova Microsoft Store, jogando com o Master Chief do Xbox, interagindo com Widgets do Windows 11 emergindo de uma nuvem linda e conversando com um amigo que, embora do outro lado do mundo, parece perto o suficiente para lhe tocar, tudo representando as experiências perfeitas que o Windows 11 torna possível.

Gostou do conteúdo? Pode partilhar.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Mais Artigos

Siga-nos no Facebook

Subscreva o canal YouTube