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Lista de Emails – Newsletters

Todas as empresas têm de ter uma lista de emails? Provavelmente não, mas na sua maioria o beneficio de usar o email é essencial para garantir um continuo contacto.

Nos últimos anos a ideia de coletar e manter uma lista de emails de seus clientes tem caído em desuso com o crescimento das redes sociais.

De alguma forma foi adquirida a ideia de que usando as redes sociais é o suficiente para manter o contacto com o seu público. Deixando assim de usar o email como forma de fazer chegar novidades, promoções, etc.

Lista de Emails – Newsletters

Então deixar de parte o uso do email e dedicar-se apenas ao uso de das redes sociais é uma boa estratégia? Não!

Email ou redes socias?

Se está a vender produtos ou serviços, uma lista de e-mails vai agregar valor significativo e alcançar suas atividades de marketing e é fundamental para criar confiança com sua base de clientes. Isso não deve substituir o uso das redes sociais, mas deve complementá-las e preencher as lacunas.

Lacunas? Sim, vou deixar como exemplo prático o uso do Facebook, mas o mesmo princípio aplica-se a outras plataformas do género.

Email ou redes socias

Na imagem acima pode ser visto, ainda que desfocado, que a B Informática tem 668 seguidores, no entanto uma publicação com mais de 1 mês apenas alcançou 53 pessoas… porquê? Por ser uma página? Então e se for um perfil pessoal?
A regra é idêntica, pelo que não haverá diferença significativa.

O algoritmo fará com que uma publicação seja mostrada apenas a alguns utilizadores, normalmente aos que costumam interagir com sua página e pouco mais. O restante espaço no ‘feed’ individual de cada utilizador é entregue a amigos e familiares, novamente entre aqueles que mais interagem uns com os outros e finalmente pelos anúncios pagos.

É aqui que entra a sugestão do Facebook de que a “B Informática pode alcançar mais 990 pessoas diariamente por cada 14€…

Pois é, aí não só irá mostrar aos outros 615 seguidores como a muitas mais pessoas, as quais poderão se tornar clientes.

Então e se pretende apenas dar a conhecer um novo produto, fazer uma promoção ou outro assunto relevante aos seus clientes mas não pretende investir no seu anúncio, a opção acertada é o uso do email.
Não deixando no entanto, de o fazer na mesma nas suas redes socias, reforçando assim a sua mensagem.

Uma outra vantagem é que tem o total controle sobre as suas mensagens não ficando assim dependente de terceiros que poderão censurar algum conteúdo.  

Outros benefícios de ter uma lista de Emails

Além de atuar como uma contingência para algoritmos de redes sociais, há também vários outros benefícios em manter uma lista de e-mail e tentei descrever alguns deles abaixo:

  • São clientes que já o conhecem. Esse é o primeiro passo para converter ofertas em vendas. Há um elemento de confiança já estabelecido, pois os seus clientes, em algum momento, confiaram o suficiente para fornecer o seu endereço de email.
  • Controle total sobre seu conteúdo. Não terá um algoritmo de computador ou terceiros informando o que pode e não pode incluir em seus conteúdos. Ninguém o impedirá de se manifestar, vender ou fazer as coisas à sua maneira. Está completamente sob seu controle.
  • A taxa de entrega é melhor do que nas redes sociais, se gerenciadas adequadamente e limpas regularmente, algumas empresas têm listas de email que atingem taxas de abertura de mais de 70%. Portanto, 7 em cada 10 emails estão sendo abertos. Em média, as redes sociais obtém apenas uma fração do alcance de um conteúdo padrão.
  • Sem limites de palavras ou imagens, pode incluir quantas palavras e imagens quiser em um email. Algumas plataformas de redes sociais restringem os limites de palavras e imagens ou vídeos, o que significa que precisa publicar várias vezes para transmitir sua mensagem completa.

De certeza de que existem vários outros benefícios em manter uma lista de emails, estes são alguns e se calhar já está a pensar em outros.

Considerações Finais

Considerações finais

Não precisa de uma lista de emails, mas se quiser garantir o futuro do seu negócio e manter o controle total sobre suas atividades de marketing, é definitivamente uma ferramenta que não deve colocar de parte ou substituir por redes sociais.

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